quarta-feira, 5 de abril de 2017

FESTIVAL ROSANEGRA 2017

Is Everything Real?


No dia 11/03, participamos do I Festival Rosa Negra, evento organizado em celebração aos três anos da agremiação. O Rosa Negra, como muitos já sabem (afinal, o time é um dos nossos grandes carrascos no esporte), é um coletivo autônomo que pensa suas ações políticas através do futebol. Além do torneio esportivo, a confraternização contou também com música, teatro, debates, comes e bebes. O local que abrigou a festa foi o belo e amplo CDC Vento Leste.

É difícil explicar com detalhes tudo o que aconteceu durante o dia, mas vamos tentar fazer um resumo, principalmente do torneio. Oito equipes participaram do certame, divididas em dois grupos de quatro equipes. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificariam para as semifinais e as equipes desclassificadas disputariam a Série Prata. Os jogos eram curtos, com tempo único de 12 minutos. Após rápido sorteio, as chaves foram devidamente definidas:



No grupo A, uma chave complicada com Rosa Negra, Catadão, União Lapa e Quizumba. Já no grupo B, uma chave equilibrada com Real Gothic, o lituano Vova e os já conhecidos Instituto FC e Meninos Bons de Bola. Com tantos times fortes e experientes, a verdade é que, novamente, éramos os grandes azarões. Além disso, estávamos com um elenco reduzido, eram somente oito atletas. E sem goleiro, tivemos que improvisar um revezamento de jogadores na função. Por fim, horas antes do início dos jogos, Taís Pandora revelou uma lesão que a impedia de jogar. Muitos desafios...


Real Gothic X Meninos Bons de Bola

Na primeira partida jogamos contra os Meninos Bons de Bola, o simpático time formado por homens trans que enfrentamos no início do ano (Amistoso da Diversidade). Mas dessa vez não foi possível escapar do sol escaldante.
O jogo começou nervoso, ambos os times estavam ansiosos. Errando muito e abusando da individualidade, os morcegos tiveram que contar com um erro dos adversários para inaugurar o marcador. Após uma saída de bola atrapalhada, Bruno tocou para Kelvyn Esqueleto marcar o primeiro dos trevosos: 1 x 0. Após o gol, os morcegos controlaram a partida. Com rara tranquilidade, Bruno marcou duas vezes e definiu o resultado: 3 x 0. Foi uma excelente estreia para os morcegos!


Osmair e Elen disputam na área!
Bruno chuta colocado, fechando o placar!

_________________________


No outro jogo da chave, Instituto e Vova empataram em 1 x 1. Portanto, caso vencêssemos a segunda partida, já estaríamos classificados para as semifinais. O oponente seria o Instituto, um dos nossos rivais mais habituais.


Real Gothic x Instituto

Desfalcado, o Instituto contou com o reforço de alguns atletas de outras equipes. O início do duelo foi equilibrado, mas logo o Real Gothic se impôs. Mantendo uma defesa sólida e ampla posse de bola, envolvemos os adversários. Esqueleto abriu o placar. Aproveitando erros de passe dos oponentes, Ed marcou duas vezes e ampliou a vantagem. Por fim, em um contra-ataque fulminante, Freon fechou a conta, sacramentando a goleada: 4 x 0. A classificação estava assegurada!

Morcegos no ataque!
Morcegos na defesa!

_________________________


Já classificados, enfrentamos o Vova - um time alternativo da Lituânia. Os europeus compareceram ao Festival com uma equipe enxuta, mas mesmo assim eram um time temido. O empate nos assegurava o primeiro posto do grupo. 



Real Gothic x Vova

Começamos trabalhando a bola com segurança, mas faltava capricho nas conclusões das jogadas. Os lituanos, sem muitas opções de ataque, acabaram "achando" um gol após uma jogada esperta de lateral: 1 x 0. Mesmo atrás no placar, mantivemos a posse da bola. Chegamos várias vezes com perigo na meta adversária, mas o goleiro Camarada - o andarilho da bola - fez boas defesas e salvou os europeus do empate. Nada parecia dar certo para os morcegos. Para piorar, o brigador pivô do Vova fez uma boa jogada e cruzou para um companheiro dar números finais ao duelo: 2 x 0.

Nosso primeiro jogo internacional!
Sul Americanos x Europeus!

No disputado grupo A, Quizumba, Catadão e União Lapa brigaram pelas vagas até a última rodada. O primeiro posto acabou ficando com o Quizumba, seguido pelo União Lapa. Catadão e Rosa Negra foram eliminados. Sendo assim, estavam definidas as semifinais: O Vova pegaria o União Lapa e nós enfrentaríamos o poderoso Quizumba! Let's Goth!

"O pessimismo torna os homens cautelosos, o otimismo torna os homens imprudentes"

Real Gothic x Quizumba

A verdade é que já estávamos satisfeitos com nossa campanha. Sem muitas expectativas, alcançar a classificação para as semifinais já era um grande feito. Além do mais, iríamos enfrentar o grande favorito do torneio. O invicto Quizumba, da zona sul de São Paulo, time jovem, habilidoso e acostumado com disputas de alto nível. Qualquer pessoa em sã consciência não ousaria apostar nos góticos. Uma vitória dos morcegos era improvável, contra todos os prognósticos. Nem o mais otimista dos perky goth poderia acreditar em uma façanha de tamanha dimensão. A quem iremos recorrer - já diria a agonizante faixa do Lupercais. Mas não são as surpresas que fazem o futebol tão cativante?

Jogo duro!

Foi um jogo intenso ao extremo! Logo nos primeiros minutos, Ed abriu o placar: 1 x 0. Pouco depois, Esqueleto ampliou: 2 x 0. Surpresos, os quizumbeiros demoraram para reagir - mas conseguiram descontar: 2 x 1. Não nos intimidamos. Bruno dilatou novamente a diferença: 3 x 1. Metade do jogo já havia se passado, a vitória parecia realmente possível!

Uma semifinal épica!

O Quizumba partiu pra cima com todas as suas forças. Pressionando muito, os garotos tiveram várias chances, mas falharam nos momentos cruciais. A trave também nos salvou uma vez. Já nos minutos finais, após tanta insistência, eles encostaram: 3 x 2. Apreensão na quadra! Foi então que um lance casual se tornou polêmico: um atleta do Quizumba finalizou, a bola desviou em um dos nossos e depois no próprio atacante do Quizumba, saindo pela linha de fundo. O árbitro assinalou escanteio. O atleta do Quizumba, sincero, admitiu que a redonda havia lhe tocado. Mas surpreendentemente, o árbitro manteve a decisão! E na cobrança do tiro de canto, saiu o gol de empate: 3 x 3. Foi um duro golpe! Abatidos e cansados, parecia que não podíamos fazer mais nada, exceto aguardar a decisão por pênaltis.

Ainda assim, Flávio Sioux - que estava atuando como goleiro - arriscou um lance decisivo. Como um vampiro sedento por sangue, ele arrancou em velocidade pela esquerda, confundindo a marcação. E o herói só foi parar nas redes, anotando o seu primeiro tento com o manto das trevas: 4 x 3! Após uma partida épica, estávamos na grande final!

A Grande Final -  Real Gothic x União Lapa

Hora da final. Enfrentamos o União Lapa, agremiação com muita tradição. Fundada em 1910, a equipe alviceleste fez sua partida inaugural contra outro estreante, o Sport Club Corinthians Paulista. Dois times formados por operários.
O Corinthians se tornou um dos maiores clubes do futebol brasileiro, enquanto o União Lapa entrou pra história por ter sido o seu primeiro adversário. Extinto na década de 1930, o União (apelidado de veterano) foi refundado em 2016.


Apesar de originalmente ser um time de campo, o União Lapa fazia um bom campeonato e era um forte candidato ao título. Com muitos jogadores do Rosa Negra no elenco, agora eles eram o time da casa, com ampla torcida favorável.

Chovia muito e a partida quase foi adiada. Mesmo com o fim da precipitação, a quadra molhada e escorregadia causava preocupação. Mas após alguns momentos de indefinição, decidiu-se que haveria o confronto. Em retrospecto, lembramos que cinco anos atrás, o Real Gothic Brasil estreava sob chuva no Anhangabaú. E foi incrível! Teria sido essa chuva um sinal do destino? Nossa primeira glória foi sob as águas e agora nos víamos novamente na mesma situação. 


Bat Attack!

Os times começaram cautelosos, evitando se expor. O Real Gothic cadenciava o jogo e mantinha a posse de bola. O União Lapa marcava bem e não dava espaços para a finalização. Com mais volume de jogo, as oportunidades começaram a surgir. Aos cinco minutos, Flávio puxou pra direita, girou limpando dois marcadores e cruzou para Ed marcar: 1 x 0. Pouco depois, o mesmo Ed ficou frente a frente com o goleiro, mas escorregou no momento decisivo. Esqueleto e Sioux também perderam excelentes oportunidades para matar o jogo. Faltou calma e frieza na finalização.

Já na metade final da peleja, o União Lapa dominou as ações. Com uma postura mais agressiva, o veterano procurava atacar de todas as formas. O Real Gothic, por sua vez, fechou a casinha covinha e se segurou na defesa. Em um lance surpreendente, a redonda tocou nas duas traves dos morcegos e não entrou. Depois, em uma preciosa jogada de ataque, Esqueleto teve a chance de definir o jogo, mas desperdiçou o chute. Na sequência, o time da zona oeste acertaria novamente a amaldiçoada trave dos góticos. Que sufoco! Faltava apenas 1 minuto e 30 segundos para o fim!


O Milagre do Vento Leste!

Haja coração! Em uma jogada cinematográfica, o vigoroso pivô Juninho, de frente pro gol, arrematou com força. Atuando como guarda-redes, Freon defendeu com o rosto. Heróico! Um verdadeiro milagre! Restavam trinta segundos! Depois, o mesmo Juninho se viu sozinho, cara a cara com Freon. Dessa vez o atacante driblou o capitão e ficou a dois palmos de igualar o marcador. Contudo, como vultos surgindo na escuridão de uma pista gótica, Osmair e Freon se jogaram de encontro à redonda, impedindo o gol. Três segundos para o fim! Dois, um... zero! Acabou! Fim de partida! Real Gothic campeão do Festival RosaNegra! Festa dos morcegos! Um pentagrama nasceu no peito do manto todonegro!

Parafraseando o clássico do Frozen Autumn: É Tudo Real?


Após os jogos, conferimos os debates acerca do machismo e do racismo no futebol. Houve a apresentação de uma interessante pesquisa sobre a proibição do futebol feminino no país (fato desconhecido que perdurou durante muitos anos). Apresentações de rap e punk finalizaram com energia esse grande evento. Foi ótimo! Parabéns Rosa Negra!

Roda de Debates.
   





Atletas e Torcida: O Elenco Campeão!


Ficha Técnica
Real Gothic 3 X 0 Meninos Bons de Bola
Jogadores: Ed (G), Flávio Sioux, Osmair, Kelvyn Esqueleto, Bruno, Elen, Freon e Taís.
Gols: Bruno (2) e Esqueleto (1).



Ficha Técnica
Real Gothic 4 X 0 Instituto FC
Jogadores: Flávio Sioux (G), Freon, Ed, Kelvyn Esqueleto, Bruno, Osmair, Elen e Taís.
Gols: Ed (2), Esqueleto (1) e Freon (1).



Ficha Técnica
Real Gothic 0 X 2 Vova
Jogadores: Ed (G), Freon, Flávio Sioux, Osmair, Kelvyn Esqueleto, Bruno, Elen e Taís.


Ficha Técnica
Real Gothic 4 X 3 Quizumba
Jogadores: Flávio Sioux (G), Freon, Ed, Bruno, Kelvyn Esqueleto, Osmair, Elen e Taís.
Gols: Ed (1), Esqueleto (1), Bruno (1) e Flávio Sioux (1).



Ficha Técnica
Real Gothic 1 X 0 União Lapa
Jogadores: Freon (G), Ed, Flávio Sioux, Bruno, Kelvyn Esqueleto, Osmair, Elen e Taís.
Gols: Ed (1).


Trilha Sonora:



Nenhum comentário: