quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

DIA DA VISIBILIDADE TRANS

O Amistoso da Diversidade!

No dia 29 de janeiro de 2004, ativistas transexuais participaram, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira grande campanha contra a transfobia no país. Desde então, essa data foi instituída como o Dia da Visibilidade Trans. O objetivo é simples: ressaltar a importância da diversidade e buscar dignidade e respeito para a população trans. 
Mas a realidade mostra que, na prática, os avanços são lentos e o Brasil ainda é um dos países que mais discrimina, exclui e mata transexuais, travestis e transgêneros no mundo! O Real Gothic, assim como a Subcultura Gótica, valoriza e acolhe a diversidade. Para nós, portanto, é obrigatório somar forças nessa luta pela conquista de direitos e respeito.

E com muita honra, aceitamos o convite para participar das celebrações do Dia da Visibilidade Trans, em um jogo com os Meninos Bons de Bola, formado por homens trans. O evento foi organizado pelo Centro de Cidadania LGBT Sul.


Os morcegos, ansiosos com o início da temporada 2017 e a oportunidade de participar de um evento tão importante, compareceram em grande número. Ainda houve a estreia de Bruno Boleiro, em fase de testes na agremiação trevosa.


A caminho do evento, com um ônibus praticamente fretado pelos dois times.


Chegamos na Praça do Campo Limpo por volta do meio dia. O sol escaldante e a quadra descoberta causavam panico mas, por sorte, ao lado da praça havia uma escola com uma quadra coberta e conseguimos transferir o jogo de local. 

Meninos Bons de Bola!

Vamos ao jogo! 

O Real Gothic começou muito bem. Tucho marcou duas vezes e Ed fez o terceiro, colocando os morcegos em excelente vantagem: 3 x 0. Desfalcados de um goleiro de ofício, os Meninos sofreram nesse início de partida. Mas depois disso, o jogo ficou aberto. Os Bons de Bola partiram para o ataque, acertaram duas bolas na trave e equilibraram o embate. 

Contudo, em um lance inusual, os anfitriões marcaram um gol contra: 4 x 0. O Real Gothic aproveitou o momento de sorte e cresceu na partida. Julio guardou o dele, abrindo 5 x 0 no marcador. E ainda teve mais! Elen Tornado mostrou presença de área e estufou o barbante, marcando seu primeiro tento com o manto das trevas: 6 x 0. Mas os Meninos não se deram por vencidos e, no final da primeira etapa, descontaram: 6 x 1. E assim terminou o primeiro tempo.




Na segunda etapa, o Real Gothic voltou em ritmo intenso. O estreante Bruno marcou duas vezes, ampliando a goleada: 8 x 1. Em seguida, os Meninos anotaram mais um, diminuindo a diferença: 8 x 2. Mas a inspirada Elen foi às redes novamente, marcando seu segundo gol na peleja: 9 x 2. Morcego louco! O carrossel fantasmagórico estava com tudo!





O placar elástico parecia irreversível, mas os Meninos Bons de Bola renasceram na partida e começaram uma reação sem limites. Pressionando no ataque, eles conseguiram uma sequência frenética de quatros gols e encostaram no placar: 9 x 6. A torcida entrava em delírio e o jogo se tornava nivelado. Mas faltava pouco tempo e os morcegos conseguiram segurar o ímpeto dos Meninos, evitando mais gols. Já nos acréscimos, Osmair fez o dele e fechou a conta.
Perdemos o segundo tempo por 5 x 4 e vencemos no placar final por 10 x 6. Mas o resultado foi o menos importante.


Após o jogo, os times ainda se misturaram e bateram uma bolinha. Depois, de volta à praça, todos acompanharam os depoimentos de ativistas dos direitos LGBTT e deram a sua palavra, lembrando a importância dessa constante luta.





Valeu meninos, estamos juntos!
Agradecimentos a fotógrafa: Isabel Abreu.


Ficha Técnica
Real Gothic 10 X 6 Meninos Bons de Bola
Jogadores: Maurício (G), Freon, Taís, Ed, Tucho, Kelvyn Esqueleto, Silas, Elen, Bill, Osmair, Julio e Bruno.
Gols: Tucho (2), Elen (2), Bruno (2), Ed (1), Osmair (1), Julio (1) e Contra (1).



Trilha Sonora:


Nenhum comentário: