quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

DIA DA VISIBILIDADE TRANS

O Amistoso da Diversidade!

No dia 29 de janeiro de 2004, no Congresso Nacional, ativistas transexuais participaram do lançamento da primeira grande campanha contra a transfobia no país. Desde então, essa data ficou instituída como o Dia da Visibilidade Trans. O objetivo é simples: ressaltar a importância da diversidade e buscar dignidade e respeito para a população trans do país. 
Mas a realidade mostra que, na prática, os avanços são lentos e o Brasil ainda é um dos países que mais discrimina, exclui e mata transexuais, travestis e transgêneros no mundo! O Real Gothic, assim como a subcultura gótica, valoriza e acolhe a diversidade. Para nós, portanto, é obrigatório somar forças nessa luta pela conquista de direitos e respeito.

Foi com muita honra que aceitamos o convite para participar das celebrações dessa importante data. Como parte da programação do Centro de Cidadania LGBTQ Sul, fizemos um jogo amistoso com os Meninos Bons de Bola, equipe paulistana formada exclusivamente por homens trans. O jogo levaria o nome de "Amistoso da Diversidade".


Os morcegos, ansiosos com o início da temporada 2017 e a oportunidade de participar de um evento tão importante, compareceram em grande número. Ainda houve a estreia de Bruno Boleiro, em fase de testes na agremiação trevosa.


A caminho do evento, com um ônibus praticamente fretado pelos dois times.


Chegamos na Praça do Campo Limpo por volta do meio dia. O sol escaldante e a quadra descoberta causavam pânico, mas por sorte ao lado da praça havia uma escola com uma quadra coberta e conseguimos transferir o jogo de local. 

Meninos Bons de Bola!

Vamos ao jogo! 

O Real Gothic começou muito bem. Tucho marcou duas vezes e Ed fez o terceiro, colocando os morcegos em excelente vantagem: 3 x 0. Desfalcados de um goleiro de ofício, os Meninos sofreram nesse quesito. Mas os rapazes tinham disposição de sobra e partiram com tudo para o ataque. Eles acertaram duas bolas na trave e equilibraram o embate. 

Após o goleiro Maurício lançar a bola com as mãos para o ataque, um zagueiro anfitrião desviou e marcou um gol contra: 4 x 0. Esse lance infeliz desestabilizou o MBB e o Real Gothic voltou a crescer no jogo. Julio guardou o dele, abrindo 5 x 0. Depois, Elen mostrou presença de área e estufou o barbante, marcando seu primeiro tento com o manto amaldiçoado: 6 x 0. Mas os mandantes não se deram por vencidos e no final da primeira etapa descontaram: 6 x 1.




Na segunda etapa, o Real Gothic voltou em ritmo intenso. O estreante Bruno marcou duas vezes, ampliando a goleada: 8 x 1. Em seguida, os Meninos anotaram mais um, diminuindo a diferença: 8 x 2. Mas a inspirada Elen foi às redes novamente, marcando seu segundo gol na peleja: 9 x 2. Morcego louco! O carrossel fantasmagórico estava com tudo!





O placar elástico parecia irreversível, mas os Meninos Bons de Bola renasceram na partida e começaram uma reação sem precedentes. Pressionando no ataque, eles conseguiram uma sequência frenética de quatros gols e encostaram no placar: 9 x 6. A torcida entrou em delírio e o jogo ganhou em emoção. Mas faltava pouco tempo e os morcegos conseguiram controlar o ímpeto do MBB, evitando mais gols. Já nos acréscimos, Osmair guardou o dele e fechou a conta.
Perdemos o segundo tempo por 5 x 4 e vencemos no placar final por 10 x 6. Mas o resultado foi o menos importante.


Após o jogo, os times ainda se misturaram e bateram uma bolinha. Depois, de volta à praça, todos acompanharam os depoimentos de ativistas dos direitos LGBTQ e deram a sua palavra, lembrando a importância dessa constante luta.





Valeu meninos, estamos juntos!
Agradecimentos a fotógrafa: Isabel Abreu.


Ficha Técnica
Real Gothic 10 X 6 Meninos Bons de Bola
Jogadores: Maurício (G), Freon, Taís, Ed, Tucho, Kelvyn Esqueleto, Silas, Elen, Bill, Osmair, Julio e Bruno.
Gols: Tucho (2), Elen (2), Bruno (2), Ed (1), Osmair (1), Julio (1) e Contra (1).



Trilha Sonora:


Nenhum comentário: